Conto de Natal - Livro Digital

Visita na Casa- Fundação Eça de Queírós

Passavam cerca de trinta minutos das oito horas do primeiro dia de Março e os alunos do 11º ano da Escola Secundária deNelas já se encontravam, de mochila nas costas com a marmita feita pelas mães, ansiosos pelo inicio da Viagem de Estudo, no âmbito de Português, rumo a Tormes, com o propósito de contactar de forma privilegiada com o legado que Eçade Queiroz, autor oitocentista e autor de “Os Maias”, nos deixou e que foi recuperado pela Fundação Eça de Queiroz.
Decorridas duas horas, chegámos à Casa de Tormes, fonte de inspiração para o romance “A Cidade e as Serras”, após muitas curvas, alguns enjoos, e muitas canções ao som da viola.
Antes de sermos divididos em dois grupos para uma visita mais profícua, tivemos oportunidade de apreciar a paisagem da região do Douro, envolvente à Casa, lugar onde, num pequeno auditório, visionámos um documentário respeitante à vida e obra do escritor, intitulado de “Eça de Queiroz – Realidade e Ficção”, título que, segundo a nossa guia, explicar-se-ia pelo motivo de ser possível reconhecer nas obras de Eça, traços e aspectos da sua vida privada, dos locais por onde passou, das experiencias que vivenciou.
Seguiu-se uma visita, também ela guiada, à Casa onde estão reunidas várias peças do também membro da Geração da Setenta, nomeadamente a mesa alta, onde Eça escrevia de pé, inúmeros livros pertencentes à sua biblioteca e outros mais objectos pertences ao escritor.
A visita à Região do Douro Vinhateiro culminou com a ida ao Museu do Douro, espaço que reúne, conserva e divulga o património tão rico e tão vasto da região.
Todo o ambiente da viagem foi bastante agradável, graças à colaboração dos alunos e do
seu comportamento e ao trabalho, organização e esforço dos professores, razões estas que permitem compreender o sucesso da viagem, que para além de ter permitido um contacto entre alunos-professores, permitiu a nossa consciencialização da importância da preservação do nosso legado cultural que constitui a nossa identidade nacional, também marcada pela obra ímpar de José Maria Eça de Queiroz. ( Beatriz, 11º C)

0 comentários: